António Lopes descobriu a paixão pelo vinho em 2008, depois de concluir a formação em Hotelaria e Gestão na EHTC. No Vila Vita Parc teve a oportunidade de aprender ao lado do escanção Paulo Duarte, experiência que despertou a curiosidade que se transformaria numa carreira sólida.
No conceituado Gleneagles, na Escócia, desenvolveu conhecimentos aprofundados em vinhos, espirituosos e whiskies, reforçando ainda mais o seu entusiasmo.
Passou por restaurantes de referência como o Buhle e o Foz Velha, bem como por outras unidades hoteleiras, até regressar ao Algarve para integrar a equipa de abertura do Conrad Algarve. Como escanção principal, assumiu a responsabilidade pela criação da carta de vinhos e pela definição do conceito de serviço.
O ano de 2014 marcou um ponto alto: participou no projeto Taste Portugal e foi distinguido como Sommelier do Ano pela Revista Wine. No ano seguinte, recebeu os prémios de Melhor Serviço de Vinho (Revista Wine) e de Arte de Sala (Academia da Gastronomia Portuguesa). Em 2017, ingressou no grupo Minor, como Wine Guru do Hotel Anantara Vilamoura, onde criou o conceito vínico do projeto e a carta de vinhos, mais tarde premiada com o Award of Excellence da Wine Spectator.
Atualmente, colabora com a Revista de Vinhos, desenvolve formações e presta consultoria a diversos projetos, afirmando-se como um nome incontornável no panorama da sommellerie em Portugal.
A sua trajetória reflete uma dedicação serena, guiada pela curiosidade e pelo respeito pelo vinho.
Uma vez por mês crio uma lista de vinhos, acompanhada de notas de degustação e vídeos explicativos.